segunda-feira


Mensagem Diocesana de Abertura do Ano da Fé!

          Para a comemoração dos 50 anos do início do Concilio Vaticano II e dos 20  anos da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, o Papa Bento XVI, decretou que houvesse a celebração do Ano de Fé em todo o mundo católico, entre os dias 11 de outubro de 2012 até 24 de novembro de 2013.
           Em sua carta de lançamento do Ano de Fé, intitulada a Porta da Fé (Porta Fidei), Bento XVI apresenta Maria como modelo de fé exemplar e invoca a sua especial salva guarda e intercessão, para o caminho da Igreja, confiando este tempo de graça, que é o Ano de Fé, a Maria, a Bem-Aventurada, porque acreditou.
          Então em honra a Maria, celebrada neste dia de hoje como a Senhora Aparecida, queremos fazer a nossa solene abertura em nível diocesano, em todas as missas hoje celebradas, em nossa Diocese de Três Lagoas. Que a Eucaristia celebrada, a Palavra de Deus partilhada e orações a Virgem Aparecida nos façam abrir plenamente o coração para Deus, a exemplo do que fez Maria. Com as bênçãos e intercessão dela que todos entendamos  “ser necessário revigorar nossa consciência missionária, sabendo que o anúncio da Palavra é uma necessidade derivada da própria natureza da fé: o Deus em quem acreditamos é o Deus de todos. A fé não pertence a um costume cultural particular, mas ao âmbito da verdade, que diz respeito a todos os seres humanos”. (Bento XVI).
          Aproveitemos todos nós, para neste Ano da Fé redescobrirmos e estudarmos os conteúdos fundamentais da fé cristã no Catecismo da Igreja Católica, em cujas páginas se descobre que seu conteúdo não é uma teoria, mas o encontro com uma Pessoa Divina, esta pessoa é Jesus, que vive na comunidade de fé, quando disse: “onde estiver dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estarei” (Mt 18,20).
          Para isto deixo um apelo aos padres e agentes de pastorais de toda a Diocese que fomente em todas as comunidades e famílias, através de cursos, encontros e retiros, um maior aprofundamento sobre o Concílio Vaticano II e seus documentos, bem como do nosso Catecismo da Igreja Católica. Aproveitemos todos, para nos santificar um pouco mais e levar o nome de Jesus a mais pessoas, pois evangelizar é preciso!
Deus nos abençoe a todos e Maria nos proteja.

Três Lagoas,12 de outubro de 2012.

Dom José Moreira Bastos Neto
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário