quinta-feira

Bíblia: Palavra de Deus




Precisamos crescer cada vez mais na consciência da importância que a Bíblia Sagrada tem na formação dos discípulos missionários de Cristo, isto é, na nossa formação, pois, como dizia São Jerônimo, o tradutor da Bíblia para o latim: “Desconhecer as sagradas escrituras é ignorar o próprio Jesus Cristo”.
Ler a Bíblia é a arte de descobrir o sentido da vida.
É a arte de descobrir a vontade do Deus da Vida para as nossas vidas. É a arte de ler a Palavra que se fez carne em nossa carne e foi impressa nas entrelinhas da vida.
Para se ler a Bíblia não é preciso saber ler livros.
Para se ler a Bíblia tem que saber ler a vida.
Ler a Bíblia é a arte de ver a vida com o olhar de Jesus.
É ingressar na escola da vida e ser discípulo de Jesus Mestre.
É se encantar com a simplicidade da voz divina na natureza humana, e se indignar com a complexidade do grito humano diante da dor dos pequenos de Deus.
É necessário beber constantemente desta fonte para crescermos na comunhão com Deus e manter vivo o nosso ardor missionário.
Maria é um exemplo para nós na escuta da Palavra de Deus.
Maria foi aquela que vivia profundamente tocada pela palavra de seu Filho; palavra que Ela guardava e meditava em seu coração (cf. Lc 2,51).
A sagrada escritura, que até o Concílio Vaticano II (1962-1965) era acessível apenas a um número restrito de pessoas. A Constituição Dogmática: Dei Verbum n° 21 – diz: Com efeito, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual”.
A Bíblia é traduzida para mais de 2.400 idiomas e vendido em toda a história da humanidade.
A Bíblia é a Palavra de Deus. “Foi inspirada por Deus e é útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça”.  - 2Tm 3,16

A Conferência de Aparecida assim se expressou sobre a necessidade da Palavra de Deus na vida do povo: “Junto a uma forte experiência religiosa e uma destacada convivência comunitária, nossos fiéis precisam aprofundar o conhecimento da palavra de Deus e os conteúdos da fé, visto que esta é: a única maneira de amadurecer sua experiência religiosa”.

Em 30/09/2010 foi publicada a conclusão do Sínodo sobre a Palavra de Deus a Verbum Domini de Bento XVI– “É missão da Igreja: anunciar a palavra de Deus ao mundo”.

Padre Lauri Vital Bosio

Nenhum comentário:

Postar um comentário