Segundo Bento XVI, aquele evento contribuiu “de maneira relevante para reafirmar a necessidade e a urgência da evangelização ad gentes, e, portanto, para trazer ao centro da eclesiologia a natureza missionária da Igreja”. O pontífice aponta o Concílio Vaticano II como um grande evento cujo objetivo foi fazer chegar a mensagem do Salvador. “... eles contribuíram de maneira relevante para reafirmar a necessidade e a urgência da evangelização ad gentes, e, portanto, para trazer ao centro da eclesiologia a natureza missionária da Igreja”, destacou o papa.
Sobre o Ano da Fé, o pontífice ressalta que, como fizeram as primeiras comunidades cristãs, é preciso retomar a ousadia de levar e testemunhar o Evangelho a todas as pessoas até os confins da terra. “... necessitamos retomar o mesmo ímpeto apostólico das primeiras comunidades cristãs, que, pequenas e indefesas, foram capazes, com o anúncio e o testemunho, de difundir o Evangelho em todo o mundo até então conhecido”.
O anúncio do Evangelho, sublinha Bento XVI na Mensagem, é um compromisso de todo o Povo de Deus. “Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e leigos”, mas cabe primeiramente aos bispos. “O cuidado em anunciar o Evangelho a todas as partes da terra pertence primeiramente aos bispos, responsáveis diretos pela evangelização do mundo, quer como membros do colégio episcopal, quer como pastores das Igrejas particulares”.
O papa Bento XVI frisa ainda que a missão ad gentes deve ser o horizonte da Igreja e envolver toda a atividade eclesial. O pontífice cita o apóstolo São Paulo para dizer que devemos estar atentos àqueles que ainda não conhecem a Cristo. “Todos os componentes do grande mosaico da Igreja devem sentir-se fortemente interpelados pelo mandato do Senhor de pregar o Evangelho, para que Cristo seja anunciado em todos os lugares...”. E, como São Paulo, devemos estar atentos aos que estão distantes, àqueles que ainda não conhecem Cristo e ainda não experimentaram a paternidade de Deus”.
Leia a mensagem na integra clicando aqui:
Equipe Teias de Comunicação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário