Foi durante o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude – mais exatamente no dia 13 de janeiro de 2012 em Maringá/PR – que fomos convidados a participar de um, entre muitos, momento histórico na vida da Pastoral da Juventude.
Dois palhaços bastante simpáticos protagonizaram a produção de uma ‘mistura mágica’. Dentre os principais ingredientes, talvez não principais, mas o que mais chamaram atenção, estão...
...o subsídio ‘Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer’[1], mais conhecido como ‘o corpo da PJ’. Até então o documento que reunia mais informações sistematizadas sobre a caminhada da Pastoral da Juventude.
...identidade, aquilo que somos e que acreditamos. O nosso jeito jovem de ser Igreja.
...história, que foi construída por muitas mãos, em diferentes tempos, por tantas pessoas que possuíam a mesma utopia que nós. Nesta ocasião, foi Dom Sinésio Bohn, com sua doce presença que nos ofertou, simbolicamente, toda história.
...paciência, em meio a tantos desafios, tantos processos que acontecem, cada um a seu tempo. Há que se ter paciência, que traga consigo respeito e, sem perder a ação.
...mística, aquele sopro de vida que nos move, aquele nosso jeito próprio de acreditar, ser e fazer.
...Palavra de Deus, nossa inspiração, caminho e esperança.
Todos os ingredientes devidamente acrescentados. Pronto! Levantar as mãos e encantar com axé, muito axé!
Ganhamos um belo presente, não só os participantes do 10º ENPJ, mas toda a Pastoral da Juventude. Todos e todas que são movidos pela paz inquieta, pela esperança ativa em um outro mundo possível, pelo desejo de defender e promover a vida da juventude:
‘Somos Igreja Jovem’ – Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer[2]
Agradeço, a todos e todas que ajudaram, com suas mãos, seu carinho, seu tempo e seu trabalho, a construir esse presente saboroso, perfumado e cheio de significados...
Patrícia Machado Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário